João Morgado

João Morgado

João Morgado nasceu em 1965, na Covilhã. 

Poeta e romancista, trabalhou como operário têxtil e jornalista. É doutorando em Comunicação na Universidade da Beira Interior. Foi distinguido com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cívico e Cultural, oficializada pela República Federativa do Brasil, pelo seu trabalho de investigação sobre Pedro Álvares Cabral. Recebeu ainda o Troféu “Cristo Redentor” entregue pela Academia de Letras e Artes de Paranapuã – Rio de Janeiro.

Define-se como um “escritor plural” já que escreveu romances intimistas, novelas, contos, teatro, poesia. 

No campo do romance biográfico editou O Livro do Império sobre Camões, e uma “Trilogia dos Navegantes”: Vera Cruz, sobre Pedro Álvares Cabral e uma visão original sobre a sua chegada ao Brasil, Fernão de Magalhães e a Ave-do-Paraíso, sobre a vida controversa de Magalhães, e Índias, sobre o lado obscuro de Vasco da Gama.

Entre outros, recebeu o Prémio Literário Vergílio Ferreira, Prémio Literário Alçada Baptista, Prémio Nacional de Literatura LIONS, Prémio Literário Fundação Dr. Luís Rainha Correntes d’Escritas 2015, Prémio Medalha do Mérito Literário da “Ordem Internacional do Mérito do Descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral” (Brasil), e, recentemente, o Prémio Literário Ferreira de Castro 2019