Não Tenham Medo do Futuro

de

16,00€ 14,40€*

As ideias de Marçal Grilo para o desenvolvimento de Portugal.

Uma obra clara e lúcida sobre o futuro.


PORTES: GRÁTIS DISPONIBILIDADE: Em Stock DESCONTO IMEDIATO DE 10% * DESCONTO VÁLIDO PARA O DIA 27/09/2020 Sobre preços e promoções consulte as nossas Condições Gerais de Venda.
ISBN: 9789897245374 Edição ou reimpressão: Setembro de 2020 Páginas: 220 Dimensões: 23.50 x 15.50 x 0.00 cm Peso: 300 Categoria: Temática:

Quando se olha para Portugal neste princípio de século XXI e se reflete sobre os principais problemas que os portugueses deverão enfrentar no futuro, somos levados a pensar que o país tem potencialidades que nos trazem esperança e confiança, acredita Marçal Grilo.

Para o autor de Não Tenham Medo do Futuro, basta pensarmos na própria história do país, na sua localização geográfica e centralidade, na integração de Portugal no espaço europeu, na estabilidade política e na conquista de mercados em países estrangeiros ou no clima, entre outras variáveis igualmente animadoras. Porém, também saltam à vista fraquezas e ameaças.  

No seu novo livro, o antigo ministro reflete sobre as novas oportunidades e desafios do país e deixa as suas ideias para o desenvolvimento de Portugal. Marçal Grilo fala no domínio da exportação dos nossos produtos, na modernização tecnológica dos sectores exportadores, no quadro geoestratégico global e no relacionamento com países da CPLP, por exemplo.

Portugal é um país frágil e sem grandes recursos naturais, mas dispõe de algumas capacidades que podem ser essenciais para o seu desenvolvimento se forem bem aproveitadas, defende o antigo ministro. 

Sem esconder os perigos e os riscos que nos esperam num futuro tão imprevisível, este livro procura motivar, sobretudo os mais novos, a acreditar que só com uma boa formação de base poderão encarar com confiança as dificuldades e os problemas que vão encontrar ao longo da vida, acrescenta. 

Dividido em duas partes, a primeira dedicada aos DESAFIOS GLOBAIS, onde faz uma análise mais abrangente na nova ordem mundial, e a segunda a Portugal, onde detalha as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do país, reflete sobre a importância da educação, os seus pilares e enumera 15 temas-chave da educação em Portugal, Não Tenham Medo do Futuro pretende contribuir para uma melhor compreensão da situação do nosso país e também um certo otimismo face ao futuro.

Com uma leitura fluida, que nos agarra e nos faz virar sempre a mais uma página, percorremos as várias esferas da realidade referidas: por um lado, o mundo de hoje, da globalização, da pandemia, e da mudança e, por outro lado, Portugal – um país capaz do melhor e do pior – e a importância do setor da educação. (…) Uma visão equilibrada, lúcida e clara, avança Tiago Pitta e Cunha no prefácio.

Eis a opinião e o desafio de Marçal Grilo: não tenham medo do futuro.