A Grande História da Economia

O desenvolvimento do comércio, da indústria e do pensamento económico desde os primórdios da civilização até aos dias de hoje. Uma narrativa histórica abrangente, com a tónica sobre as forças motrizes do desenvolvimento – energia, transportes e Estado. Fundamental para compreender a economia dos tempos modernos.

PORTES: GRÁTIS DISPONIBILIDADE: Em Stock DESCONTO IMEDIATO DE 20% * DESCONTO VÁLIDO DE 27/11/2020 ATÉ 14/12/2020 Sobre preços e promoções consulte as nossas Condições Gerais de Venda.
ISBN: 9789897245459 Edição ou reimpressão: Novembro de 2020 Páginas: 488 Dimensões: 24.00 x 17.00 x 0.00 cm Peso: 300 Categoria: Temática:

A história da riqueza e do desenvolvimento económico da humanidade. A ascensão da nossa sociedade, da Idade do Ferro até à atualidade.

Nesta obra fundamental, Philip Coggan leva-nos pelas grandes civilizações da Mesopotâmia até as fábricas da Malásia, mostrando como as mudanças na agricultura, finanças, tecnologia, trabalho e demografia impulsionaram o progresso da civilização humana. É a história de como o comércio se tornou mais vasto e intenso ao longo de milhares de anos; como os governos influenciaram as economias, para o bem ou para o mal; e como as sociedades tentaram repetidamente domar e controlar as finanças. Coggan mostra como, em cada etapa da nossa longa jornada, foi a conexão entre as pessoas que originou mais comércio, maior especialização, mais liberdade e, por fim, mais prosperidade.

Este livro conta a história de como a humanidade passou do comércio quase incipiente de bens alimentares a uma economia que produz tanto os navios gigantes que estão no porto de Singapura, como a capacidade de aceder ao conhecimento mundial a partir de um pequeno dispositivo portátil. Muitos dos elementos da economia moderna, tais como o comércio de longa distância e até os instrumentos financeiros, existem há milhares de anos. O que aconteceu ao longo de milénios foi que cada vez mais pessoas foram atraídas para a rede económica e mais relações foram estabelecidas. E, assim, o mundo foi enriquecendo e as pessoas foram vivendo cada vez mais tempo.

Explicar o desenvolvimento da economia moderna é uma tarefa complexa. Na história económica, a seleção dos períodos temporais é mais arbitrária do que o é para a história política, pontuada por guerras e revoluções. A linha temporal é, assim, intercalada por capítulos que se debruçam sobre os maiores desenvolvimentos da história da economia, tais como a agricultura, a energia, a produção manufaturada, os transportes, a imigração e a tecnologia, bem como por capítulos que versam sobre a influência dos bancos centrais e o papel do Estado na sociedade.

Uma obra essencial para compreender o desenvolvimento da economia global e como se tornou tão complexa e interdependente. «É preciso uma aldeia para criar uma criança, e o mundo para uma pessoa se abastecer.»

«Como é que o Homem transformou o mundo nos últimos 10 mil anos? Este livro apresenta um relato abrangente e perspicaz.» Martin Wolf, Financial Times

«Este livro desmistifica habilmente a economia. Coggan é um dos melhores jornalistas financeiros da sua geração.» The Times

«Lúcida e abrangente, esta obra é viva, complexa e repleta de observações perspicazes.» Financial Times

«É um verdadeiro prazer ler esta obra, que inclui naturalmente as crises, mas relatadas no contexto dos imensos avanços económicos dos últimos 10 milénios. No final, o leitor fica com a noção viva das conquistas extraordinárias da economia mundial moderna.» The Economist

«Imenso e oportuno. O relato de Coggan sobre a ascensão da economia mundial é acessível, fascinante e isento de jargão técnico.»
Sunday Times

«Uma revisitação abrangente de 10 mil anos de história económica, que funde numa história cativante a história de países e conflitos, civilizações e instituições cívicas, estagnações e transformações. Escrito numa prosa escorreita, é uma majestosa obra de leitura obrigatória.» Andy Haldane, economista-chefe do Banco de Inglaterra