Palavras Que Falam por Nós

de

14,50€ 13,05€*

Em Palavras Que Falam por Nós, Pedro Braga Falcão recorda (sabia que neste verbo está escondida a palavra latina cor, «coração»?), a origem e a evolução das palavras e convida o leitor a pensar sobre as palavras e a sua história. 


PORTES: GRÁTIS DISPONIBILIDADE: Em Stock DESCONTO IMEDIATO DE 10% * DESCONTO VÁLIDO PARA O DIA 22/09/2019 Sobre preços e promoções consulte as nossas Condições Gerais de Venda.
ISBN: 9789897241284 Edição ou reimpressão: Abril de 2014 Páginas: 272 Dimensões: 23.50 x 15.50 x 1.55 cm Peso: 778 Categoria: Temática:

De onde vieram as palavras? Pedro Braga Falcão diz que os alunos dele sorriem quando ele lhes diz que falamos um crioulo do latim. Riem-se os descendeste dos portugueses de Portugal, e riem-se ainda mais aqueles que de facto falam crioulos do português.

A verdade, porém, é que sempre que digo a palavra «mãe» há um romano dentro de mim. Ou um lusitano que aprendeu latim. Enfim, há toda uma história que vive dentro da palavra «mãe», refere o autor na introdução do livro. 

Em Palavras que Falam por Nós, Pedro Braga Falcão recorda (sabia que neste verbo está escondida a palavra latina cor, «coração»?), a origem e a evolução das palavras e convida o leitor a pensar sobre as palavras e a sua história. 

Há nesta sua viagem algo de persuasivo (do latim suadere que era, numa fase muito antiga da língua latina, um verno que quereria dizer algo como «tornar agradável, doce»), algo de deslumbrante e fecundo.

Organizado em dez capítulos, das Palavras do Amor e da Paixão, às Palavras do Nosso Desamor, o livro não esquece as Palavras Religiosas e as Palavras Cristãs e inclui também uma Viagem pela Escola e pela Cultura e os Meandros da Política.

Ao longo das suas páginas, o autor deixa escrita a história de algumas das palavras mais curiosas que conhece, as raízes da língua portuguesa e o fascínio (do latim fascinare, «feitiço, bruxedo») que existe em conhecer a sua evolução ao longo dos tempos.