As Ideias Que Mudaram o Mundo

de

15,90€ 11,13€*

As ideias que mudaram o mundo e que impulsionaram as nossas carreiras, a nossa sociedade e a nossa cultura.  

«Um olhar fascinante sobre a inovação ao longo da história. Mais um livro de Steven Johnson a não perder.» Publishers Weekly


PORTES: Sujeito a portes DISPONIBILIDADE: Em Stock DESCONTO IMEDIATO DE 30% * DESCONTO VÁLIDO DE 23/03/2019 ATÉ 16/04/2019 Sobre preços e promoções consulte as nossas Condições Gerais de Venda.
ISBN: 9789898452535 Edição ou reimpressão: Julho de 2011 Páginas: 308 Dimensões: 23.50 x 15.00 x 2.00 cm Peso: 578 Categoria: Temática:

De onde vêm afinal as boas ideias? O que faz acender a lâmpada? Que tipo de ambiente favorece a criação e desenvolvimento de projectos inovadores? É isso que se propõe responder o autor deste livro, um dos maiores especialistas em cultura digital da actualidade, Steven Johnson. 

Descartando a hipótese de que os grandes criadores já nascem geniais e, isolados nos seus estúdios ou laboratórios, fazem grandes descobertas, Johnson recupera a história de quase duzentas invenções que mudaram o mundo para demonstrar que, no campo nas ideias tal como na biologia, a evolução depende, mais do que de ambientes propícios para a sobrevivência, de meios em que espécies diferentes entrem em contacto.

De Charles Darwin ao êxito recente do Youtube, o autor cria paralelos inesperados e reveladores e apresenta sete padrões fundamentais dos processos de inovação desenvolvidos pelo homem e pela natureza:

1. As descobertas que surgem a partir de outras descobertas;
2. As redes em que há troca constante de informações;
3. As intuições construídas lentamente;
4. As intuições acidentais;
5. A aprendizagem a partir dos erros;
6. As sinergias entre diferentes áreas do conhecimento;
7. Os processos generalizados de sedimentação do saber.

E chega por fim à conclusão mais importante: qualquer pessoa é capaz de criar algo inovador. É preciso, porém, saber cultivar. Como? Essa é mais uma pergunta que Johnson se propõe responder neste As Ideias que Mudaram o Mundo.