Os Grandes Desastres Militares

de

18,00€ 16,20€*

O que falhou, como e porquê. Uma análise meticulosa a algumas das operações militares mais desastrosas de todos os tempos. 


PORTES: GRÁTIS DISPONIBILIDADE: Em Stock DESCONTO IMEDIATO DE 10% * DESCONTO VÁLIDO PARA O DIA 14/11/2018 Sobre preços e promoções consulte as nossas Condições Gerais de Venda.
ISBN: 9789897244377 Páginas: 312 Dimensões: 23.50 x 15.50 x 0.00 cm Peso: 300 Categoria: Temática:

As batalhas ganham-se e perdem-se por aptidão ou por incompetência. As más decisões, os descuidos momentâneos ou o excesso de confiança podem decidir o rumo de um conflito e levar à derrota de um país ou provocar o colapso de um império. 

Atribuir um desastre militar a uma causa é uma simplificação que nos ajuda a perceber melhor uma realidade complexa. Sabe quais são então as grandes causas por trás da esmagadora maioria das derrotas? Que batalhas foram perdidas por um dos lados depender de uma vantagem tática? Conhece os desastres causados pela subestimação do inimigo? Quantos exércitos foram derrotados por não estarem suficientemente preparados? Qual o impacto real da localização no desfecho de um conflito? Conhece os responsáveis derrotados pelo seu excesso de confiança? 
 
Na História Militar encontramos vários exemplos de campanhas bem-sucedidas e que celebrizaram os seus comandantes. Menos conhecidos são os erros, as fragilidades e os acasos que acabaram em tragédia. 

Neste livro, o historiador militar Julian Spilsbury faz uma análise meticulosa a algumas das operações militares mais desastrosas de todos os tempos, explicando o que falhou, como e porquê. E como a derrota de um lado significa a vitória do outro, este livro revela também qual o caminho para o triunfo, com importantes lições para os dias de hoje. 

Da incapacidade do exército francês para compreender o impacto de uma nova tecnologia na batalha de Crécy ao ostensivo excesso de confiança de Hitler em Estalinegrado, o autor apresenta-nos exemplos emblemáticos das principais causas por trás da derrota de grandes exércitos e impérios. 

Esta obra representa uma visão geral dos confrontos globais mais importantes da nossa História, dos tempos bíblicos ao século XX, e um olhar interessante sobre o lado menos conhecido da incompetência militar.


«O historiador militar Julian Spilsbury cataloga uma série de duras batalhas nas quais generais inconsequentes, arrogantes ou mal-informados pensaram que a vitória estava assegurada. A História prova o quanto estavam enganados.» Daily Mail

«Uma seleção de batalhas apontando o facto determinante para o fracasso.» Historical Novel Society