A Sombra dos Heróis

de

19,40€ 17,46€*

A história desconhecida dos resistentes portugueses que lutaram contra o nazismo e pela liberdade. Uma obra com prefácio de Rui Moreira. 


PORTES: GRÁTIS DISPONIBILIDADE: Em Stock DESCONTO IMEDIATO DE 10% * DESCONTO VÁLIDO PARA O DIA 17/10/2019 Sobre preços e promoções consulte as nossas Condições Gerais de Venda.
ISBN: 9789897244575 Edição ou reimpressão: Abril de 2019 Páginas: 320 Dimensões: 23.50 x 15.50 x 0.00 cm Peso: 300 Categoria: Temática:

«Não podendo ser soldado por causa da minha nacionalidade, aderi à Resistência.»
Leonel de Pinho, espião da França Livre, 1940

Em Portugal, até hoje, pouco se sabe sobre os portugueses vítimas dos nazis em França. Mas se assim é em relação às vítimas, a ignorância é absoluta no que respeita às centenas de homens e mulheres que combateram os nazis durante a ocupação do país.

Proporcionalmente, houve mais portugueses que franceses a combater os nazis. Cidadãos de um país neutro, podiam ter-se acomodado à ocupação alemã; em vez disso, pegaram em armas e lutaram.

Ignorados como um todo pelos franceses, e todos ignorados em Portugal, esses trezentos e cinquenta portugueses pareciam condenados a ficar eternamente na sombra da História. No caso deles, seria a sombra dos heróis. As páginas que escreveram em França estão gravadas a sangue, lágrimas e medo – e coragem. Em todas elas perpassa um sopro de heroísmo. 
 
«Se tivesse de recomeçar, voltaria a fazer o mesmo caminho com todo o meu coração para abolir a brutalidade nazi.» Bento da Costa, partisan, 1945

«Dependurámos o SS pelos pés, regámo-lo com gasolina. Depois, deitámos-lhe fogo. Foi no dia 5 de Maio, em Wesenberg.» João Nunes, combatente deportado, 1945