Operação Ibéria

de

18,00€ 16,20€*

Baseado em documentos oficiais mantidos secretos durante anos, este livro revela um mundo de espionagem e duplicidade na Península Ibérica ao longo da Segunda Guerra. 


PORTES: GRÁTIS DISPONIBILIDADE: Em Stock DESCONTO IMEDIATO DE 10% * DESCONTO VÁLIDO PARA O DIA 14/11/2019 Sobre preços e promoções consulte as nossas Condições Gerais de Venda.
ISBN: 9789897244841 Edição ou reimpressão: Setembro de 2019 Páginas: 304 Dimensões: 23.50 x 15.50 x 0.00 cm Peso: 300 Categoria: Temática:

A história das várias operações e intrigas dos Aliados para manter Portugal e Espanha longe da influência nazi. 

Em Outubro de 1940, Hitler esperava empurrar a França de Vichy para a coligação anti-britânica, por um lado, e, por outro, focar-se no Mediterrâneo. Para tal, era crucial que Espanha entrasse na guerra, tomar Gibraltar e melhorar a posição alemã em Marrocos e nas ilhas atlânticas, facilitando o controlo de Portugal. 

A reunião de Hitler com Franco em Hendaye, a 23 de outubro, assinalou um ponto de viragem, parecendo viável uma aliança entre a Alemanha e Espanha. Nesta obra, Simmons explora a reação dos Aliados. Foram planeadas então várias operações com o objetivo de assegurar a neutralidade dos países ibéricos ou, caindo estes sob a alçada do Eixo, alguns planos de contingência. 

O autor descreve as missões secretas nos dois países, incluindo o suborno de altos funcionários e a duplicidade do almirante Wilhelm Canaris, líder da Abwehr. Em Portugal, as atenções dos Aliados recaíram na vital guerra do volfrâmio, sendo Lisboa uma porta de saída da Europa e ponto de encontro de espiões, incluindo Popov, o famoso agente duplo. 

Baseado em material classificado nos arquivos de vários serviços secretos, Simmons dá a conhecer a verdadeira dimensão da espionagem na Península Ibérica, o seu impacto no desenlace do conflito e como os governos de Salazar e de Franco enfrentaram as grandes potências, conseguindo escapar aos horrores da Segunda Guerra.


«Este livro, tão empolgante quanto um thriller, está repleto de pormenores fascinantes sobre a Segunda Guerra Mundial.» New York Journal of Books

«Todos os que se interessam pela Segunda Guerra Mundial vão apreciar este livro pormenorizado e de leitura gratificante.» Publishers Weekly