GÉNESIS

de

15,50€ 13,95€*

«Nenhum biólogo foi tão persistente ou eloquente em corrigir os nossos equívocos sobre as origens humanas quanto Edward O. Wilson.»  Washington Post


PORTES: GRÁTIS DISPONIBILIDADE: Em Stock DESCONTO IMEDIATO DE 10% * DESCONTO VÁLIDO PARA O DIA 21/11/2019 Sobre preços e promoções consulte as nossas Condições Gerais de Venda.
ISBN: 9789897244964 Edição ou reimpressão: Outubro de 2019 Páginas: 144 Dimensões: 23.50 x 15.50 x 0.00 cm Peso: 300 Categoria: Temática:

Neste livro, Edward O. Wilson, prémio Pulitzer e biólogo evolucionista de Harvard, aborda as seis grandes fases da evolução que levaram à sociedade humana. Argumenta que essas transições têm um fator importante em comum: «Em cada grande transformação na evolução é necessário, num nível inferior de organização biológica, o altruísmo para alcançar o nível superior, da célula para o organismo e do organismo para a sociedade». 

Wilson torna-se controverso ao argumentar que as sociedades humanas são eussociais por natureza, considerando os homossexuais como uma casta eussocial, no sentido mais elevado possível, bem como as ordens monásticas nas religiões organizadas em todo o mundo e os celibatários, cada vez em maior número.

Afirmando que os credos religiosos e as questões filosóficas podem ser reduzidos a componentes puramente genéticos e evolutivos, e que o corpo e a mente humanos são obedientes às leis da física e da química, Wilson argumenta que a única maneira de compreendermos o comportamento humano é analisar as histórias evolutivas de espécies não-humanas. Destas, Wilson demonstra que apenas dezassete − entre as quais as formigas e as vespas − desenvolveram sociedades avançadas baseadas em níveis similares de altruísmo e cooperação encontrados entre os seres humanos. 

Assim como Darwin propôs as origens da humanidade através do estudo dos macacos e do comportamento humano, Wilson sintetiza aqui as pesquisas mais recentes da ciência evolucionista apresentando um trabalho pioneiro da teoria evolutiva. Em Génesis alia a pesquisa científica do século XXI com as observações biológicas e humanísticas pelas quais é conhecido e admirado em todo o mundo. 


«O mais reconhecido biólogo evolucionista de nossos tempos transcende as fronteiras disciplinares para apresentar uma inestimável análise sobre quem somos. É uma leitura obrigatória.» Al Gore

«O aclamado naturalista apresenta um resumo conciso das evidências da evolução darwiniana do comportamento humano... Uma história magistral da evolução social, uma visão geral concisa e lúcida da evolução humana que analisa as ferramentas do poder mental, mas que focaliza a verdadeira fonte de nossa preeminência: a capacidade de trabalhar juntos.»  Kirkus Reviews 

«Com a sua prosa caracteristicamente clara, sucinta e elegante, Edward O. Wilson, um dos grandes mestres da síntese, explica aqui nada menos que a origem da sociedade humana.» Richard Rhodes, Prémio Pulitzer

«Um impressionante trabalho que clarifica a natureza das transições.»  Publishers Weekly

«Arrebatador… profundamente informativo e provocativo.» Booklist