A CULPA FOI DA REVOLUÇÃO

A história de uma mulher, de uma família e de um país que vive uma conturbada época revolucionária. A Culpa Foi da Revolução é um romance de época baseado em acontecimentos históricos documentados.

PORTES: GRÁTIS DISPONIBILIDADE: Em Stock DESCONTO IMEDIATO DE 10% * DESCONTO VÁLIDO PARA O DIA 17/10/2019 Sobre preços e promoções consulte as nossas Condições Gerais de Venda.
ISBN: 9789897244896 Edição ou reimpressão: Outubro de 2019 Páginas: 224 Dimensões: 23.50 x 15.50 x 0.00 cm Peso: 300 Categoria: Temática:

Já caía a noite e cantava-se a plenos pulmões o Hino nacional quando rebentam granadas de gaz lacrimogénio e se ouvem rajadas de metralhadora. Alexandra nunca mais poderá esquecer: quase no meio da Praça, onde não havia espaço para um alfinete cair no chão, abre-se, em segundos, uma enorme clareira onde se vêm sapatos, carteiras, peças de vestuário perdidas pela multidão que, aos gritos, em pânico, foge para onde pode… É então que Pinheiro de Azevedo faz apelo à calma, ao mesmo tempo que pronuncia a frase que fará História: “O povo é sereno, isto é só fumaça!...

A história de Alexandra, e da sua família, acompanha o desenrolar da revolução do 25 de Abril e os seus tempos conturbados e ilustra o impacto fortíssimo que provocou na sociedade portuguesa. Conhecidos genericamente como PREC (Processo Revolucionário em Curso) foram anos intensos, de consequências, em muitos casos, irreversíveis.

Baseada em factos históricos reais, esta ficção retrata, também, um país convulsionado, frequentemente dividido, muitas vezes indeciso, palco de justiças e injustiças, por vezes de consequências graves.

O romance começa cerca de ano e meio antes da revolução de 25 de Abril de 1974 e desenrola-se até ao fim técnico daquela, com a extinção do Conselho de Revolução e a primeira revisão da Constituição, em 1982.

Acompanhando o processo revolucionário, conta-se, também, a história do seu impacto na Sociedade Nacional de Tipografia, proprietária do jornal diário O Seculo e das publicações semanais Vida Mundial, Modas e Bordados, Século Ilustrado, Cinéfilo.