A História de Portugal e do Império Português

de

19,50€ 17,55€*

A história de Portugal desde a pré-história até ao início do século XIX. O enquadramento político e económico de uma epopeia global.


PORTES: GRÁTIS DISPONIBILIDADE: Em Stock DESCONTO IMEDIATO DE 10% * DESCONTO VÁLIDO PARA O DIA 13/12/2019 Sobre preços e promoções consulte as nossas Condições Gerais de Venda.
ISBN: 9789897244995 Edição ou reimpressão: Novembro de 2019 Páginas: 456 Dimensões: 23.50 x 15.50 x 0.00 cm Peso: 300 Categoria: Temática:

Das origens da nação até ao fim do Antigo Regime, uma visão rigorosa do primeiro império global da História. 

No século XV, um pequeno país da Europa iniciou uma expansão improvável e constituiu um império económico global. Como foi possível essa transformação? Que factos marcaram a constituição de Portugal e moldaram o carácter luso?

Os passos decisivos na constituição do país foram dados em meados do século XII. Foi então que o reino de Portugal apareceu como resultado da Reconquista e da evolução das relações feudais na zona Noroeste da Península Ibérica. 

Durante cerca de dois séculos, Portugal enfrentou crises demográficas, económicas e políticas que quase destruíram o jovem reino. No século XV assiste-se à recuperação e ao reforço do governo régio sob a dinastia de Avis.

No início do século XVI Portugal passou por uma notável «era dourada», em resultado do comércio e expansão ultramarinos. Mas a situação foi piorando, com o país a ser afetado por vários problemas, que culminaram na derrota de Alcácer Quibir e na consequente perda de independência.

A Coroa foi então unida à de Castela, mas a união fracassou e a distinta identidade de Portugal foi recuperada em 1640. A primeira metade do século XVIII representou o apogeu do Portugal do Antigo Regime, mas as sementes de mudança começavam a germinar. 

Em 1807 Portugal foi invadido pelas tropas de Napoleão, e a partida do príncipe regente D. João através do Atlântico para o Novo Mundo simboliza o fim do Antigo Regime. O ano tormentoso marca o ponto final desta história.

Mas os Portugueses são mais conhecidos no mundo pelo seu papel na descoberta e exploração globais, temas analisados em pormenor no segundo volume desta obra marcante sobre a História de Portugal. 



«Uma obra impressionante que combina consistência e lucidez, sustentada em bases históricas sólidas.» The Times Literary Supplement

«Uma impressionante obra sobre a história de Portugal e do seu império ultramarino, um trabalho de síntese há muito esperado. Actualizada em termos académicos, com uma exposição lúcida e coerente, a obra - que combina habilmente a narrativa com a análise - será ponto de partida essencial para todos os interessados nas origens e no carácter do primeiro verdadeiro império global na História mundial.» Sir John Elliott, professor emérito, Universidade de Oxford

«Uma história global consistente do Império português, que ficará, sem sombra de dúvida, como referência para os anos vindouros.» Jorge Flores, Instituto Universitário Europeu, Florença

«Equilibrada, sóbria e escrita com uma visão clara e direta. (…) Finalmente há outra síntese distinta que nos leva pela epopeia marítima portuguesa, com pormenores de investigação recentes.» Professor Sanjay Subrahmanyam, UCLA

«Um livro sóbrio, mas envolvente; meticuloso e abrangente. (…) Um exemplo memorável de erudição e discernimento.» Felipe Fernandez-Armesto, Universidade de Oxford