
A Maldição do Papa Português
Baseado em acontecimentos reais, este é um livro sobre uma figura única da História de Portugal, numa época em que a religião e o poder eram fortes aliados. Fé, intriga e mistério são os ingredientes principais deste romance sobre a vida e pontificado de João XXI, o último Papa português.
«O ambiente apresentava-se tenso e imperava um ruído de fundo dos sussurros dos cardeais e do arrastar constante dos cadeirões, como se fosse insuportável manterem-se serenos. Em breve ouvir-se-ia a solene proclamação do nome do novo Papa: 'Pedro Julião Rebelo, bispo de Frascati'. Todos os olhares confluíam para a fugura de Pedro Julião de Portugal, que se levantara, repentinamente, com um olhar algo interrogativo, revelando uma tamanha surpresa, até duvidando se ouvira o seu próprio nome.»
Em Setembro de 1276 e após um longo conclave marcado por mortes, ameaças, descontentamento e um clima de suspeição, o português Pedro Julião, também conhecido por Pedro Hispano, é eleito Papa. Uma nova era parecia surgir com uma eleição tão inesperada. Julião, agora João XXI, prometia um clima de paz e harmonia dentro e fora do Palácio de Viterbo.
Nada faria prever que, poucos meses depois da coroação, o novo Papa morreria nos seus aposentos em circunstâncias trágicas e misteriosas, levantando, uma vez mais, as mais variadas suspeitas.
Numa época marcada por grandes tensões políticas e religiosas não faltavam interessados na morte do Papa. Do seu antigo amigo Afonso III, rei de Portugal, às contendas no seio dos cardeais entre guelfos e gibelinos, muitos eram os que desejavam ver realizados os seus interesses pessoais aos quais só um novo Papa poderia dar continuidade.
Afinal, como morreu João XXI? Estaria o seu pontificado amaldiçoado?






