
As Duas Faces de Salazar
Pioneiro e esclarecedor, As Duas Faces de Salazar apresenta uma sistematização objetiva e metódica dos dois lados do Governo de Salazar, do início até ao fim do regime, e abre espaço ao debate e à opinião sobre o legado do homem que marcou o século XX português.
Odiado por uns, amado por outros. Orgulho para uns, vergonha para outros. Salazar não deixa ninguém indiferente. Mas que impacto tiveram realmente para o país as medidas tomadas pelo controverso governante? Da Educação, à Igreja, passando pela Censura e Repressão Política, pelas Finanças e pela Guerra Colonial, nada neste livro foi deixado de fora.
Há quem admire o nacionalismo de Salazar, que deixou Portugal fora de um conflito mundial e que foi capaz de repor a ordem nas ruas e nas finanças. Mas também não é possível ignorar que criou um regime elitista e fechado, que votou o povo à pobreza em nome do equilíbrio financeiro, do controlo e da ordem, não hesitando em recorrer à repressão e à censura.
Mas, afinal, que país deixou Salazar? Feitas as contas, é inevitável concluir que Salazar deixou um país estável, pacato, relativamente ordeiro e pacífico, mas um país atrasado, subdesenvolvido, com baixos níveis de escolaridade, envolvido numa guerra sem saída e politicamente à margem da Europa e do espírito dos tempos.
Nesta obra, Rui Carvalheira apresenta as medidas tomadas por Salazar e, a partir dessa análise, lista as consequências positivas e negativas dos principais atos do ditador, numa perspetiva abrangente.
Não tem como intenção reabilitar ou condenar o regime e o seu criador, enaltecendo ou denegrindo o que se fez durante a ditadura. O objetivo é identificar as consequências das medidas tomadas pelo ditador, comparando o país que recebeu com aquele que deixou. As conclusões, essas, são do leitor.






